Crónica Nazaré 17 de Agosto


Concurso de Ganadarias com toiro da ganadaria de São Torcato a vencer o prémio de melhor toiro,
Duarte Pinto, Miguel Moura, António Prates e Joaquim Brito Paes e forcadagem em destaque


Crónica: Bruno Paparrola (Quiebros e Chicuelinas


A Praça de Toiros do Sítio da Nazaré (Arena da Nazaré), recebeu no passado dia 17 de Agosto a 4ºcorrida de toiros da sua temporada taurina e que tinha como aliciante um Concurso de Ganadarias, com o cartel a ser composto pelos Cavaleiros: Rui Salvador, Duarte Pinto, Miguel Moura, Salgueiro da Costa, António Prates e o cavaleiro praticante Joaquim Brito Paes

Nas pegas os Forcados Amadores de Santarém e Montemor, e toiros das ganadarias de Paulinho da Cunha e Silva, Prudêncio, São Torcato, Brito Paes, Manuel Veiga e Higino Soveral.

Foi uma corrida de toiros de grande qualidade artística, só pecando pela falta de compreensão de grande parte do público presente no tauródromo nazareno por aquilo que foi bem feito e como deve ser, tourear com verdade, sem martingalas e com muita seriedade.

Ao cavaleiro Rui Salvador que abriu praça calhou em sorte o toiro da ganadaria Prudêncio com 475 quilos, e que desde cedo se revelou manso a descair para tábuas e a não dar quais tipo de hipóteses do cavaleiro de Tomar triunfar na Nazaré.
Rui Salvador bem batalhou para dar um rumo positivo à sua actuação, mas as condições de lide do toiro que teve por diante deitaram por terras as suas aspirações, deixando a ferragem em sortes a sesgo, tendo ainda assim apontado um bom ferro curto carregando a sorte e o toiro a responder, num ferro à Rui Salvador.

O segundo toiro da noite foi lidado pelo cavaleiro Duarte Pinto, da ganadaria Manuel Veiga e que permitiu ao cavaleiro de Paço D'Arcos uma grande actuação.

Desde cedo Duarte Pinto mostrou ao que vinha, com um toureio característico que tem pautado a sua carreira, um toureio sério e de frontalidade, logo de saída montado no "Espectáculo" apontou dois ferros compridos para depois nos curtos montando o "Cesário" se exibir em alto plano.
Bem na escolha dos terrenos e na brega, a deixar o toiro em sorte para depois em sortes frontais cravar ferros com impacto, a receber a investida do bom toiro de Manuel Veiga ao estribo e deixar a ferragem da ordem, pena não ter sido reconhecido o seu excelente desempenho por grande parte do público presenta na castiça praça de toiros nazarena, bom triunfo de Duarte Pinto.

Começava a subir de tom a corrida, Miguel Moura lidou o terceiro toiro da noite da ganadaria São Torcato que viria a vencer o Concurso de Ganadarias.
Miguel Moura de saída montando o "Xarope", parou bem o toiro e apontou dois bons ferros compridos em sortes frontais criando assim logo ambiente, para a lide nas bandarilhas curtas.
Nos curtos e perante boas investidas que colaboraram para o êxito do cavaleiro de Monforte, Miguel Moura numa primeira fase da lide de bandarilhas optou por sortes com batida ao pitón contrário sendo que a primeira que executou tiveram impacto, viagem recta para o toiro batida bem medida e com o toiro bem debaixo do braço apontou um bom ferro curto, Moura manteve o nível até ao final da sua actuação conciliando os seus bons ladeios principalmente montando o cavalo "Quito" e com cravagem da ferragem curta.
Lide muito bem conseguida por Miguel Moura.

Abriu a segunda parte do espectáculo o cavaleiro João Salgueiro da Costa, perante um toiro com 500 quilos pertencente à ganadaria Paulino da Cunha e Silva, e em que teve uma lide com altos e baixos tendo tentado executar o toureio o categoriza a si e ao seu pai João Salgueiro, mas não soube entender o toiro que teve pela frente.

O toiro não se fixava e quando arrancava era para fazer mal e Salgueiro da Costa teve de reduzir distâncias para deixar a ferragem da ordem, consentindo alguns toques no "Chinoca", ainda apontou dois ferros de frente a consentir ao estribo mas a não prolongar de mais a sua actuação e a dar a lide por terminada visto a lide não estar a atingir patamares mais altos. Da próxima será!!!

O quinto da noite e da ganadaria Brito Paes, calhou em sorte ao recente cavaleiro de alternativa António Prates, tendo tido uma boa actuação fazendo labor do seu toureio irreverente e de emoção, assumindo ele as rédeas da lide sem intervenção dos bandarilheiros o que é de real valor, e a praticar um toureio sério de frente apontando bons ferros, tendo o seu primeiro ferro com batida ao pitón contrário sido o seu melhor ferro da actuação, numa lide de grande maturidade artística e que fazem almejar grande futuro ao cavaleiro de Vendas Novas.

A última lide da noite esteve a cargo do cavaleiro praticante Joaquim Brito Paes que debutava como toureiro na arena nazarena, tendo pela frente um toiro da ganadaria de Higino Soveral e a que deu uma categórica lide, bem a cavalo com os cavalos bem arranjados praticou um toureio de qualidade fazendo inveja a muitos cavaleiros de alternativa, alcançando os seus melhores momentos na segunda fase da sua lide escolhendo bem os terrenos deixando-se ver no cite e de frente partir ao encontro do toiro, apontando três ferros curtos com muita verdade e que o catapultaram para uma excelente actuação.


No que diz respeito às pegas, pelo grupo de Santarém pegaram: António Goes executando um grande pega à barbela à primeira tentativa, Francisco Graciosa à córnea à segunda tentativa e Lourenço Ribeiro fechando-se bem à córnea à terceira tentativa.

Pelos de Montemor pegaram: Vasco Ponce executando boa pega à córnea à primeira tentativa, Vasco Carolino numa boa pega à terceira tentativa à córnea e com as ajudas carregadas e José Maria Cortes também a efectuar pela de qualidade a encerrar a noite.

Os toiros lidados destaque para o toiro vencedor do concurso de ganadarias da ganadaria São Torcato, o da ganadaria Manuel Veiga lidado por Duarte Pinto e a colaboração dos toiros nas lides de António Prates e Joaquim Brito Paes.

Em breve reportagem fotográfica de Joaquim José Paparrola da corrida do passado dia 17 de Agosto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os cavalos "craque" das quadras de Joaquim e Marcos Bastinhas, para a corrida de sábado na Nazaré.

Entrevista a la rejoneadora mexicana Mónica Serrano.

Os cavalos "craques" das quadras de António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr, quinta feira no Campo Pequeno.