segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lados opostos na Tauromaquia ibérica



Tem-se notado ao longo das últimas temporadas um crescimento enorme no que diz respeito ao toureio a cavalo em Espanha tendo despontado ao longo dos anos rejoneadores como são os casos de Diego Ventura, Pablo Hermoso de Mendoza e Leonardo Hernández, em sentido contrário está a quase não aposta no toureio a pé em Portugal.
Porventura a impossibilidade de trazer as figuras do toureio a pé às arenas portuguesas não chama muitos aficionados às praças portuguesas.

Sabendo-se desde logo que matadores de toiros como Luís Vital "Procuna", o já retirado Victor Mendes e de alguns novilheiros que estão a emergir como são os casos de João Augusto Moura, Nuno Casquinha, Manuel Dias Gomes entre outros poderiam perfeitamente dar novo entusiasmo ao toureiro a pé em Portugal.

O toureio a pé continua a ser aquele que menos é organizado em Portugal salvo raras excepções, como o exemplo da Feira Taurina da Moita, que ao longo dos anos tem realizado duas corridas com matadores de toiros e a empresa do Campo Pequeno que tem conseguido trazer as maiores figuras do toureio a pé à Monumental do Campo Pequeno, como foram os casos no último ano de Francisco Rivera Ordoñez "Paquirri", Miguel Angél Perera e António Ferrera.


Uma crónica a reflectir pelo aficionado.


Fotos:DR

Vídeo do triunfo de Pablo Hermoso de Mendoza em Bogotá, Colômbia

Deixo-vos com o vídeo do triunfo do rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza em Bogotá, na Colômbia.

Espero que gostem.

Grandioso triunfo de Pablo Hermoso de Mendoza no seu debute em arenas colombianas, ao cortar quatro orelhas e um rabo


O rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza foi o principal triunfador da corrida mista realizada na Praça de Toiros de Santamaría de Bogotá, na Colômbia.

Pablo Hermoso de Mendoza - cortou quatro orelhas e um rabo (duas orelhas no seu primeiro toiro e duas orelhas e rabo no seu segundo toiro).

Actuaram ainda os matadores de toiros:

Luís Bolívar - cortou uma orelha e deu volta à arena (orelha no seu primeiro toiro e volta à arena no seu segundo.


Cayetano Rivera Ordoñez - silenciado e aplaudido ( silenciado no seu primeiro toiro e recebeu aplausos no seu segundo).

Lidaram-se toiros da ganadaria Ernesto Gutíerréz.

Foto:DR

Pablo Hermoso de Mendoza, Diego Ventura e António Ferrera, contratados para a temporada na Monumental do Campo Pequeno




O rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, o luso-espanhol Diego Ventura e o matador de toiros espanhol António Ferrera, estão já contratados para a temporada de 2011 na Monumental do Campo Pequeno.




Fotos:DR