Manuel Jorge de Oliveira "Figura Incontornável da Tauromaquia Equestre Nacional".


Hoje venho-vos falar de uma das lendas ainda vivas do toureio a cavalo nacional e internacional.

Precisamente falo-vos do cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira com 34 anos de alternativa tirada no Campo Pequeno na data de 2 de Junho de 1977, tendo sido seu padrinho o já falecido cavaleiro D.José João Zoio, como testemunhas teve Luís Miguel da Veiga, José Luís Sommer D'Andrade, Gustavo Zenkl e João Moura.

O toiro de alternativa que Manuel Jorge lidou era de nome "Pandereto" e pesava 452 kg.

Foi um cavaleiro que esteve sempre presente nas maiores Feiras Taurinas nacionais e internacionais, como são os casos da Feria de San Isidro em Madrid (em 1979) cortando duas orelhas (uma em cada toiro), saindo pela Puerta Grande da Monumental de Las Ventas, apresentou-se também 1979 na Real Maestranza de Sevilha e durante as temporadas de 1987 até 1992 ganhou o prémio "Rojão de Ouro" em França.

O seu toureio caracteriza-se por ser clássio e frontal, bem ao estilo da lide a cavalo à portuguesa.
Actualmente alberga em sua casa a cavaleira praticante Ana Rita, que com todo o saber e experiência do Maestro cartaxense, evolui de dia para dia na procura de ser nos próximos anos uma Figura do Toureio.

Foto:Joaquim José Paparrola.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os cavalos "craque" das quadras de Joaquim e Marcos Bastinhas, para a corrida de sábado na Nazaré.

Entrevista a la rejoneadora mexicana Mónica Serrano.

Os cavalos "craques" das quadras de António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr, quinta feira no Campo Pequeno.