quinta-feira, 11 de novembro de 2010

José Mestre Batista " A Maestria enquanto Toureiro"


Nasceu em São Marcos do Campo no dia 30 de Setembro de 1940, por certo o melhor cavaleiro de sempre da tauromaquia nacional, de seu nome José Mestre Batista.

Mestre Batista fez a sua apresentação ao público em 1954 na Praça de Toiros de Mourão.
Tirou a alternativa no dia 15 de Setembro de 1958 na Praça de Toiros "Daniel do Nascimento", foi seu padrinho de alternativa D.Francisco Mascarenhas.

Era apelidado de "louco" pela maneira em como desenvolvia o seu toureio, com o seu toureio frontal e com as suas célebres batidas ao pitón contrário. Designavam de "ferros à Batista" a ferragem que o cavaleiro alentejano cravava nos toiros.
Batista toureou pelos Açores, Macau, Maputo, Espanha e França elevando por muitas vezes o nome de Portugal bem alto pelos países onde toureava.

Grande rival de tantas tardes e noites era o também cavaleiro Luís Miguel da Veiga, que enchiam as praças aquando dos seus célebres mano a mano.

Ficou célebre de numa corrida realizada em Santarém em 1962, no final de uma actuação deu 5 voltas à arena saindo seguidamente em ombros da Monumental "Celestino Graça".

Mestre Batista, acabaria por falecer em Zafra, Espanha com 45 anos de idade.


Eis um pequeno apontamento sobre uma grande figura do toureio nacional e internacional.

Em breve continuaremos a recordar mais grandes toureiros que fizeram história no panorama taurino nacional.

1 comentário:

  1. Tal como João Núncio, José Mestre Batista marcaram o toureio equestre Português.
    Parabens ao Blog.
    RM

    ResponderEliminar