Tauromaquia: Mais duas nocturnas na praça nazarena com a emoção ao rubro


Manuel Caetano mostrou raça e qualidade em terrenos proibidos
Para quem diz que a tradição das touradas já não é o que era em tempos, experimentem vir assistir a grandes momentos de arte equestre à Nazaré.

Bruno Paparrola *

Realizou-se no passado sábado dia 14 de Agosto na Praça de Toiros do Sítio da Nazaré, mais uma corrida de toiros da temporada 2010. Compuseram o cartel os cavaleiros Tito Semedo, Sónia Matias e Manuel Caetano. Pegaram os seis toiros da ganadaria Eng. Jorge de Carvalho, os grupos de forcados amadores de Azambuja, Portalegre e Alenquer. Abriu praça o cavaleiro Tito Semedo que se exibiu a um bom nível, teve duas lides bastante agradáveis onde fez-se valer pela sua longa experiência. Teve bons momentos de toureio, como foi o caso na sua primeira lide em que cravou dois belíssimos ferros curtos a quiebro. Na sua segunda lide manteve a toada da primeira, construindo uma lide segura com bons momentos de brega e cravando com acerto tanto a ferragem comprida como a curta. Em segundo lugar lidou a cavaleira Sónia Matias que alcançou duas actuações que agradaram muito aos aficionados que marcaram boa presença na castiça praça nazarena. Elegeu bem os terrenos que pisou para deixar o toiro em sorte, cravou as ferragens exemplarmente. De destacar os excelentes ferros em violino colocando em apoteose o público. Manuel Caetano teve quanto a nós duas lides muito positivas. Mostrou ser um toureio de raça, que dá tudo nas suas lides e que não é de receber aplausos fáceis, teve momentos de toureio de excelente nota como na maneira em que conduzia a sua montada só com uma mão, algo que muitas figuras do panorama taurino não fazem. Teve bons momentos de brega, tirou partido das qualidades das suas montadas que deram brilho às suas actuações e entrou por terrenos de compromisso, arriscando e cravando muito bem as ferragens. A destacar a excelente porta gaiola a quiebro, no seu segundo toiro e de vários ferros de boa nota. No que diz respeito às pegas, a primeira da noite esteve a cargo do forcado Ivan Batista do grupo de Azambuja, efectuando uma pega segura pega que executada à barbela.
A segunda pega da noite esteve a cargo do forcado Fernando Rodrigues dos amadores de Portalegre. Pega que foi consumada à 3ª tentativa com o forcado da cara a fechar-se à barbela. O terceiro toiro da noite foi pegado pelo forcado Dinis Carvalho dos amadores de Alenquer. Pega que foi consumada à 2ªtentativa com o forcado da cara a fechar-se à córnea. A quarta da noite foi executada pelo grupo de Azambuja, já com os cabrestos em praça pegaram o toiro. A quinta pega da noite esteve a cargo do forcado Ricardo Almeida dos amadores de Portalegre, que efectuou a pega fechando-se à barbela.
A sexta pega da noite foi executada pelo forcado Pedro Coelho dos amadores de Alenquer, que foi a vencedora do concurso de pegas. Em relação aos toiros da ganadaria do Eng.Jorge de Carvalho, deram boas lides e demonstraram enorme bravura.
Em declarações exclusivas ao Região da Nazaré, o cavaleiro Manuel Caetano disse” a lide do primeiro toiro, foi a que eu gostei mais porque o toiro não era fácil tinha de se andar ligado com ele e eu com o cavalo ruço Trovador consegui mandar no toiro só assim é que este acabou por servir. No segundo toiro gostei da porta gaiola acho que foi bastante boa pelo menos senti isso, nos outros dois ferros o cavalo esteve bastante bem e o Falcão o cavalo castanho penso que esteve excepcional, considero que tive um triunfo redondo aqui na Nazaré o mais importante foi que o público ficou satisfeito e gostou é por isso que eu ando cá, para satisfazer as pessoas fazê-las emocionarem-se e vibrarem com aquilo que eu faço, essa é a minha razão de cá andar”. No momento da nossa reportagem os cavaleiros Tito Semedo e Sónia Matias já não se encontravam na praça.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os cavalos "craque" das quadras de Joaquim e Marcos Bastinhas, para a corrida de sábado na Nazaré.

Entrevista a la rejoneadora mexicana Mónica Serrano.

Os cavalos "craques" das quadras de António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr, quinta feira no Campo Pequeno.