Enrique Ponce

Enrique Ponce
Alfonso Enrique Ponce Martínez (Enrique Ponce), é um matador de toiros espanhol que tem marcado uma página na História do Toureio a Pé desde os finais dos anos 80 até aos dias de hoje levando já 26 anos de alternativa.

Enrique Ponce nasceu na localidade valenciana de Chivas (Valência, Espanha), a 8 de Dezembro de 1971, tendo na sua família familiares com ligação à arte tauromáquica como foi o caso do seu tio-avô Rafael Ponce Navarro “Rafaelillo”, matador de toiros e que motivou o seu sobrinho-neto a seguir a carreira de toureiro.

No dia da sua alternativa como Matador de Toiros, Enrique Ponce a receber das mãos de José Miguel Arroyo "Joselito" a muleta e o estoque símbolo da alternativa concedida, perante o testemunho de Miguel Báez "Litri" na Praça de Toiros de Valência (Espanha).
O Maestro Enrique Ponce fez a sua apresentação em público como aluno da Escola Taurina de Valência na localidade espanhola de Castellar (Jaén, Espanha) a 10 de Agosto de 1986, debutando como Novilheiro com Picadores a 9 de Março de 1988 na localidade espanhola de Castellón (Espanha), destacando-se como um dos novilheiros em grande destaque durante a sua carreira com Novilheiro chegando à alternativa a 16 de Março de 1990 em Valência (Espanha) tendo como Padrinho de Alternativa o matador de toiros espanhol José Miguel Arroyo “Joselito” e como testemunha o matador de toiros espanhol Miguel Baéz “Litri”, lidando-se nessa tarde toiros da ganadaria espanhola de Puerta Hermanos.

Enrique Ponce lanceando à Verónica na Real Maestranza de Sevilha (Sevilha, Espanha), bonita e expressiva Verónica
Confirmou a sua alternativa como matador de toiros na Monumental Praça de Toiros de Las Ventas (Madrid, Espanha), 30 de Setembro de 1990 tendo padrinho de confirmação de alternativa o matador de toiros Rafael de Paula e como testemunha Luís Francisco Esplá.
O diestro de Chivas marca ao longo do final de cada ano, presença nas principais feiras taurinas da América como são nos casos da Colômbia, Venezuela, Perú, México e Equador, arrecadando diversos prémios importantes ao longo da sua triunfal carreira.

Derechazo expressivo aliando o poderio à estética do Maestro de Chivas em El Puerto de Santa María (Cádiz, Espanha)
Temple no máximo esplendor num Natural em Acho (Lima, Perú)
O toureio de Enrique Ponce define-se como de grande poderio aliando a verdade do toureio à estética, sendo um toureiro que com a sua sabedoria e conhecimentos dos toiros pode-se considerar que “pode com os toiros todos”.

As famosas "Poncinas" impulsionadas por Enrique Ponce
Foi o impulsionador de um novo passe no toureio a pé com a criação das “Poncinas”, com um dos joelhos bem flectidos recebendo a investida dos toiros.



Fotos:D.R.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os cavalos "craque" das quadras de Joaquim e Marcos Bastinhas, para a corrida de sábado na Nazaré.

Entrevista a la rejoneadora mexicana Mónica Serrano.

Os cavalos "craques" das quadras de António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr, quinta feira no Campo Pequeno.