"Os Samorenses têm muita aficion"


O blog tauromáquico “Quiebros e Chicuelinas” falou com Marta Talaia e Fernando Santos dois aficionados da festa brava de Samora Correia que têm como objetivo angariar assinaturas para conseguirem ter uma praça de toiros nesta localidade ribatejana.


Uma entrevista de Bruno Paparrola

Quiebros e Chicuelinas - Quando pensaram em avançar com esta petição na rede social Facebook, intitulada “Queremos uma Praça de Toiros em Samora Correia”?

Marta Talaia -Quando estava à espera de entrar numa praça de toiros para assistir a mais um espetáculo taurino, fiz uma proposta ao administrador Fernando Santos de criar um evento no Facebook. Começámos com um evento, como estávamos a ser alvos de muita perseguição por antitouradas (que não são conterrâneos) decidimos criar um grupo fechado.

QC -A vossa petição já conta com apoio de várias figuras da tauromaquia ou ainda não se pronunciaram sobre esta questão?

M-T Temos várias figuras, nomeadamente: cavaleiros, grupos de forcados e ganadarias.

QC- Visto que os antitaurinos fazem pressões para que Tauromaquia seja extinta, veem alguma contradição em avançar para patamares mais altos com a vossa petição?

M-T -Não estamos preocupados com os “antitouradas ”, visto que é uma terra de muita aficíon. Pretendemos desenvolver um projeto .

QC- Samora Correia é uma terra de gente aficionada, o que acham a que nunca se levasse a construir uma Praça de Toiros, e quais as vantagens de ter um tauródromo nessa bonita vila?

M.T- Para já não é só uma praça de toiros, queremos um espaço que seja à imagem daquilo que se vê em Redondo. A principal vantagem é ter um espaço condigno que valorize a festa brava e que permita desenvolver outros tipos de atividades . Se for um espaço multiusos devidamente bem pensado poderíamos também valorizar o mesmo a nível desportivo ou cultural.

QC- Têm projetos para que consigam divulgar da melhor maneira mais a vossa petição, ou faltam-vos apoios?

M.T- Estamos a definir estratégias para o futuro do movimento e todo o apoio será bem-vindo.

QC- A não ser na rede social atrás referida, têm mais algum local onde divulgar a vossa petição?

M.T- A nossa petição já foi divulgada na rádio da terra e em vários blogs, sites, eventos e grupos. De momento só está a ser divulgada a partir de redes sociais. E desde já, fica o nosso agradecimento ao blog tauromáquico “Quiebros e Chicuelinas”


A petição está disponível na página da rede social Facebook com o tema “Queremos uma Praça de Toiros em Samora Correia”. Como é perfeitamente natural o nosso/vosso blog está solidário com esta iniciativa para que a festa Brava seja uma pura realidade em toda a parte.



Foto:D.R.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os cavalos "craque" das quadras de Joaquim e Marcos Bastinhas, para a corrida de sábado na Nazaré.

Entrevista a la rejoneadora mexicana Mónica Serrano.

Os cavalos "craques" das quadras de António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr, quinta feira no Campo Pequeno.