Triunfo de Moura Caetano na Nazaré


Tauromaquia: Com mais uma grande assistência no tauródromo do Sítio

No próximo sábado dia 20 de Agosto haverá uma corrida de toiros "Concurso de Ganadarias e Concurso de Pegas"

Reportagem de Bruno Paparrola e Joaquim José Paparrola

A Praça de Toiros do Sitio da Nazaré (quase lotada) recebeu no passado dia 13 de Agosto, mais uma grandiosa corrida de toiros. Em praça estiveram os cavaleiros João Moura, João Caetano e Tiago Carreiras. Pegaram os seis toiros da ganadaria Maria Guiomar Cortes Moura, os grupos de forcados amadores de Lisboa e Portalegre.



Abriu praça o cavaleiro João Moura, que mostrou ainda estar na primeira posição do toureio a cavalo a nível mundial. Começou bem a sua lide cravando um bom segundo ferro comprido. Nos curtos montando o cavalo "Merlin", elegeu com critério os terrenos para em sorte frontal cravar excelentes ferros curtos, rematando-os com bregas vistosas perante um toiro com transmissão que deu para o cavaleiro de Monforte triunfar.
Finalizou a sua excelente actuação com um ferro de palmo, com o "Merlin" a entrar pelos terrenos do toiro dando uma ligeira batida ao piton contrário.
No seu segundo toiro da noite tudo mudou, teve pela frente um toiro claramente manso que não deu quaisquer hipóteses de êxito a João Moura, se bem que este último também não fez nada para contrariar essa situação limitando-se a cravar ferros sem nunca preparar as sortes. Valeu-se pela sua excelente primeira lide o cavaleiro João Moura, neste regresso à Nazaré.



Actuou em segundo lugar o cavaleiro João Moura Caetano, tendo nos ferros compridos ter estado irrepreensível cravando dois bons ferros à tira. Nos curtos sacou o cavalo "Xispa", para diante de um toiro colaborador tendo uma lide muito positiva, ligando-se sempre ao seu oponente cravando ferros de aperto, entrando dentro dos terrenos do toiro e rematando muito bem as sortes. Culminou a sua actuação com dois bons ferros de palmo.
No seu segundo toiro manteve a toada, embora no momento da reunião o toiro tardasse nas investidas. Moura Caetano deu-lhe uma boa lide estando sempre ligado a um toiro voluntarioso e que permitiu novo triunfo do cavaleiro de Monforte. Triunfo de Moura Caetano nesta sua passagem pela Nazaré.



O terceiro cavaleiro da terna a actuar foi Tiago Carreiras, que um dia antes tinha toureado na localidade de Vinhais.
Tiago Carreiras teve uma lide menos a mais, agarrando bem o toiro de saída para depois pautar a sua lide pelos excelentes momentos de brega que o cavalo craque da sua quadra de nome "Quirino", proporciona não esquecendo contudo o desenho das sortes para cravar muito bem os ferros curtos. Nota positiva para Tiago Carreiras na primeira actuação.
No seu segundo toiro, não conseguiu o mesmo brilhantismo da sua primeira lide devido a ter por diante um toiro manso, completamente desinteressado tendo mesmo uma lide bastante trabalhosa.
Mesmo assim o que não pôs o toiro pôs o cavaleiro, não baixando dos braços, Carreiras apontou alguns bons ferros nesta sua última actuação.



No que diz respeito às pegas, a primeira da noite foi efectuada pelo forcado dos Amadores de Lisboa, Francisco Mira que se fechou à barbela à segunda tentativa.
A segunda pega da noite esteve a cargo dos Amadores de Portalegre, com o cabo Francisco Paralta a dar o exemplo e a efectuar uma boa pega à córnea consumada ao primeiro intento.
A terceira pega da noite foi efectuada pelo forcado dos Amadores de Lisboa, Miguel Nuno, que se fechou à córnea consumando à primeira tentativa.
A quarta da noite esteve a cargo dos forcados de Portalegre, com o forcado da cara a efectuar grande pega à barbela, consumada à primeira tentativa.
A penúltima pega da noite foi executada pelo forcado do grupo de Lisboa, Pedro Gil, que efectuou grande pega à barbela, consumada à primeira tentativa.
A última da noite foi efectuada pelo forcado dos Amadores de Portalegre, Miguel Fidalgo, que se fechou à córnea consumando à primeira tentativa. Pode acompanhar estas e outras notícias no Jornal Região da Nazaré.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista a la rejoneadora mexicana Mónica Serrano.

Os cavalos "craque" das quadras de Joaquim e Marcos Bastinhas, para a corrida de sábado na Nazaré.

Os cavalos "craques" das quadras de António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr, quinta feira no Campo Pequeno.