Recordar...Francisco Rivera "Paquirri".


Hoje venho-vos falar um pouco do grande matador de toiros que foi Francisco Rivera "Paquirri", toureiro espanhol adorado por multidões de aficionados.

Nasceu a 5 de Março de 1948 na localidade de Zahares de los Atunes, em Espanha, apresentou-se ao público no ano de 1962 na localidade de Barbate.

O debute como novilheiro deu-se no ano de 1964, na Praça de Toiros de Cádiz, tirou a alternativa de matador de toiros na data de 11 de Agosto de 1966 na Monumental de Barcelona tendo sido seu padrinho o também matador de toiros Paco Camino e como testemunha Santiago Marín "El Viti", confirmou a alternativa na Monumental de Las Ventas, em Madrid no ano seguinte.
Debutou na Monumental do Campo Pequeno no dia 11 de Maio de 1969.


Morreu no seu posto, a tourear, no dia 26 de Setembro de 1984 na Praça de Toiros de Pozoblanco, mais concretamente em Córdoba, tendo sofrido a colhida fatal de um Toiro de nome "Avispado" pertencente á ganadaria Sayalero e Bandrés.


Contudo deixou três filhos, dois deles conhecidos matadores de toiros (Francisco Rivera Ordoñez "Paquirri" e Cayetano Rivera Ordoñez, que continuam a honrar o nome do seu pai por praças de toiros espalhadas pela américa latina e a nivel ibérico.



Foto:DR.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os cavalos "craque" das quadras de Joaquim e Marcos Bastinhas, para a corrida de sábado na Nazaré.

Entrevista a la rejoneadora mexicana Mónica Serrano.

Os cavalos "craques" das quadras de António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr, quinta feira no Campo Pequeno.